Economia em Perfuração


Para cada nível instalado em um mesmo poço de monitoramento multi-nível se economiza um novo poço, diminuindo a quantidade de poços a serem perfurados no total assim como diárias de equipes e equipamento.

Menor volume de purga


A coleta e análise da água nos poros de solos e rocha é fundamental na caracterização de uma área com suspeitas de contaminação.

Nos dispositivos da Tec3geo, o fluído de poro é amostrado com uma seringa descartável, por sucção na terminação do tubo de amostragem em superfície.

A extração e o armazenamento das amostras ocorrem em circuito fechado, preservando as condições originais da amostra.

A exposição do operador a substâncias nocivas é m[inima, pois o material é transferido em circuito fechado, da coleta ao envasamento.

Devido ao diâmetro reduzido do tubo de amostragem (2mm) o volume de purga não ultrapassa 60mL para os níveis mais profundos de amostragem (10 ou 15 m), o que diminui o volume de descarte e a interferência entre pontos de amostragem.



Possibilidade de Amostragem de Gás


Sensores para a análise de gás podem ser instalados diretamente nas terminações de amostragem para determinar a composição gasosa em aterros de resíduo, a variação vertical da composição de biogás em áreas com emanação de metano e de compostos orgânicos voláteis em áreas contaminadas por derrame de petróleo ou de combustíveis (postos de gasolina, por exemplo)

Por efetuar a amostragem em circuito fechado, sem contato com o ar, as amostras podem ser envasadas em recipientes lacrados e enviadas para análise em laboratório.

Na figura, observa-se a variação vertical da composição gasosa (biogás) em um aterro com rejeitos de dragagem, constituídos por sedimentos orgânicos. Em ambientes sem oxigênio o conteúdo orgânico é decomposto em metano e gás carbônico, que tem composição variada com a profundidade. O sistema multi-nível de amostragem permite identificar bolsões de biogás aprisionados em profundidade e locais com emanação de biogás para a atmosfera.